maio 07

Saiba sobre : O poder da neuroplasticidade

Você pode treinar o seu cérebro para fazer o que quiser. Sabe por quê? Por causa da neuroplasticidade. Esse nome estranho se refere à capacidade que o nosso cérebro tem de sempre aprender coisas novas.

Nossos neurônios se reorganizam toda vez que nos submetemos a uma nova atividade, fazendo com que a comunicação neural encontre novos caminhos de realização.

O que acontece é o seguinte: os neurônios são estimulados e geram impulsos elétricos, formando uma nova reorganização nas ligações entre eles. Essas ligações entre os neurônios se tornam mais grossas, fazendo com que o recrutamento de células para a realização de determinada tarefa seja mais eficiente.

A transmissão dos impulsos elétricos acontece por meio dos neurotransmissores e fica cada vez melhor quanto mais estimulados forem os neurônios, ou seja, quanto mais o cérebro for exercitado.

Portanto, a neuroplasticidade permite que o nosso cérebro aprenda e reaprenda constantemente. Por exemplo, existem situações em que alguém sofre um acidente e acaba ficando com um membro do corpo imobilizado. Nesse caso, o cérebro precisa reaprender a mobilizá-lo ou aprender a viver sem ele. O comportamento dos neurônios muda e, assim, o cérebro se adapta a cada nova situação.

É tudo baseado no treino da mente. Da mesma forma,  é fisioterapia para os seus ouvidos. Por meio de condicionamento de som, o software exercita as células ciliadas da sua cóclea. Um novo exercício que cria novos impulsos elétricos que reorganizam as ligações entre os neurônios.

 Fonte:

http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/plasticidade-neuronal/

Tem alguma dúvida sobre a perda auditiva na terceira idade? Entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo! :)  

Comments

comments

Sorry, the comment form is closed at this time.