set 30

O que é o teste da orelhinha? Entenda o que é feito

Assunto Audição 1778 tags: ,

O teste da orelhinha é obrigatório no país desde maio do ano 2000, consiste na produção de certo estímulo sonoro, bem como na percepção do retorno desse estímulo (eco), o registro é feito através do computador, verificando se a cóclea (parte interna da orelha) está normal, ou seja, em funcionamento, é emitido um gráfico com o diagnóstico do exame. Considerado bastante objetivo, este exame é indolor e de execução rápida, realizada durante o sono natural do bebê. Utiliza-se um fone na parte externa da orelha do bebê. Demora de 5 a 10 minutos e não tem qualquer contra-indicação, não acorda nem incomoda o bebê. É feito por fonoaudiólogo ainda na maternidade.

Tendo em vista que a audição é sentido importante no desenvolvimento do bebê, ajudando a perceber o ambiente em que está situado, como barulho de chuva, vozes ao redor, e no desenvolvimento da fala. Foi implementado com o objetivo de diagnóstico precoce de perda auditiva.

Caso o bebê tenha um resultado negativo será encaminhado a um otorrino e se a perda auditiva se confirmar iniciará a reabilitação auditiva com o otorrino e o fonoaudiólogo.

Comments

comments

Sorry, the comment form is closed at this time.