ago 20

Como ajudar na comunicação de alguém com perda auditiva?

Conversar com alguém que possui perda auditiva exige alguns cuidados, mesmo para pessoas que utilizam aparelhos auditivos. A audição é uma das faculdades mais importantes do ser humano e a sua perda é enfrentada com tristeza e frustração, por isso saiba como se comunicar com alguém com perda de audição e ajudar no desempenho de uma vida normal e com qualidade.

Para lidar corretamente com a perda da audição, é fundamental admitir a existência do problema. Para começar, deve aconselhar-se junto de um médico especialista.

Para lidar corretamente com a perda da audição, é fundamental admitir a existência do problema. Para começar, deve aconselhar-se junto de um médico especialista.

Sempre que for conversar com alguém que possui perda auditiva olhe para a pessoa e use um ritmo de fala lento e pausado. Importante não gritar, o simples ato de falar olhando para o interlocutor e de forma pausada ajudará muito o entendimento da fala. É importante também tentar iniciar uma conversa em um ambiente com poucas distrações visuais e auditivas.

O deficiente auditivo pode adquirir informações ao olhar para a face e gestos do indivíduo que está lhe dirigindo a palavra, por isso é bom manter-se em locais iluminados para que use a visão a seu favor na comunicação.  Outra dica para ser melhor compreendido é repetir as suas ideias principais na conversa e usar palavras diferentes para isso, isso faz com que a pessoa com a perda auditiva se sinta parte integrante do diálogo.

Mas o principal é: seja paciente. Lidar com uma pessoa com perda de audição é uma tarefa difícil, mas é ainda mais difícil para o outro lado! Alguma dúvida sobre o tema? Podemos ajudar! Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Comments

comments

Sorry, the comment form is closed at this time.