Lesões no canal auditivo.

Muita gente tem o hábito de após o banho secar os ouvidos com hastes flexíveis, o cotonete, mas será que isso é adequado?

Profissionais da área defendem que o uso das hastes flexíveis pode causar lesões no canal auditivo e, em casos mais sérios, perfuração no tímpano. A cera produzida pelos nossos ouvidos é expelida quando não tem mais utilidade e quando usamos o cotonete a empurramos de volta para dentro podendo atrapalhar a audição.

Além disso, essa cera serve de proteção para evitar a entrada de microrganismos que podem causar irritação e evoluir para infecções.

Se mesmo assim, você se sente incomodado e quer limpar o seu ouvido. O ideal é utilizar, logo após o banho, a própria toalha e limpar somente até onde seu dedo alcança, evitando assim qualquer tipo de dano.

 

cotonete

nov 21

Treinamento auditivo

Assunto Sem categoria 3304

Perda Auditiva, e sua adaptação

 

perda auditiva

Após o diagnóstico de perda auditiva, confirmação da necessidade do uso de aparelho auditivo e adaptação dele, vem uma fase muito importante: o treinamento auditivo. O treinamento auditivo é uma terapia complementar que tem como objetivo dar às pessoas com deficiência auditiva as habilidades necessárias da linguagem falada, facilitar a (re) introdução ao mundo sonoro e ajudar o paciente a se adaptar mais rapidamente aos aparelhos e sua perda auditiva.

Nessa fase são feitos estímulos sonoros e visuais, memória auditiva e outras atividades. É uma terapia auditiva e deve ser feito pelo fonoaudiólogo.

Encontre os melhores aparelhos auditivos aqui! www.audiovida.com.br  

Ligue já: (21) 2208 – 4740 / (21) 3325 – 9177

 

 

Entenda melhor o aparelho auditivo

O início do uso de aparelho auditivo é como o de lente de contato, óculos ou prótese dentária: precisa-se de um tempo para adaptação. Os benefícios são diversos: melhora a discriminação da fala conseguindo entender as conversas ao seu redor de maneira mais natural e facilita a interação social entre outros.

Com a perda auditiva, muita gente acaba se isolando do convívio com outras pessoas pela dificuldade de manter uma conversa, de entender os sons ao redor. O objetivo do aparelho auditivo é melhorar a qualidade de vida e manter uma vida perfeitamente normal.

Após o diagnóstico de perda auditiva e comprovada a necessidade de uso de aparelho auditivo um mundo novo se abre, no início tudo isso pode parecer confuso e uma sobrecarga de informações. Não se cobre, acostume-se devagar e dê uma chance para conhecer as tecnologias que vêm sendo estudadas no mundo todo para auxiliar você nesse processo.

Conheça nossos aparelhos auditivos

Aparelho Auditivo - Perda Auditiva

O limite suportável para o ouvido humano é de 65 decibéis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Acima disso, o organismo começa a sofrer danos. Para as salas de aula, a Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula que o limite tolerado é de 40 a 50 decibéis. Muitas classes, no entanto, atingem 75 decibéis, principalmente as que têm mais de 25 estudantes. Além disso, o barulho no pátio, na hora do recreio, pode chegar a mais de 100 decibéis.

A perda de audição muitas vezes podem ser sentidas somente na idade adulta, mas podem iniciar na idade escolar,

Alguns estudiosos da área propõem algumas medidas que podem ajudar na diminuição disso: como planejamento da acústica das salas de aula, colocação de feltro embaixo das cadeiras e mesas, diminuição do tom de voz do professor, encorajamento do professor a diminuição do tom de voz dos alunos, diminuição da reverberação do som das salas de aula. E também projetos de conscientização desses estudantes como no  colégio paulistano Santo Américo, no Morumbi, que conscientiza alunos do 2ª ao 8ª ano com os chamados “ruidômetros” – cartazes que trazem uma escala subjetiva de barulho que vai de 0 a 10. Quando professor ou aluno fica incomodado com a barulheira, muda o prendedor para os números mais altos para chamar a atenção de todos.

 

200309828-001 images

Conversar com alguém que possui perda auditiva exige alguns cuidados, mesmo para pessoas que utilizam aparelhos auditivos. A audição é uma das faculdades mais importantes do ser humano e a sua perda é enfrentada com tristeza e frustração, por isso saiba como se comunicar com alguém com perda de audição e ajudar no desempenho de uma vida normal e com qualidade.

Para lidar corretamente com a perda da audição, é fundamental admitir a existência do problema. Para começar, deve aconselhar-se junto de um médico especialista.

Sempre que for conversar com alguém que possui perda auditiva olhe para a pessoa e use um ritmo de fala lento e pausado. Importante não gritar, o simples ato de falar olhando para o interlocutor e de forma pausada ajudará muito o entendimento da fala. É importante também tentar iniciar uma conversa em um ambiente com poucas distrações visuais e auditivas.

deficiente auditivo pode adquirir informações ao olhar para a face e gestos do indivíduo que está lhe dirigindo a palavra, por isso é bom manter-se em locais iluminados para que use a visão a seu favor na comunicação.  Outra dica para ser melhor compreendido é repetir as suas ideias principais na conversa e usar palavras diferentes para isso, isso faz com que a pessoa com a perda auditiva se sinta parte integrante do diálogo.

Mas o principal é: seja paciente. Lidar com uma pessoa com perda de audição é uma tarefa difícil, mas é ainda mais difícil para o outro lado! Alguma dúvida sobre o tema? Podemos ajudar! Entre em contato conosco e agende uma consulta!